PREFEITO PARTICIPA DE REUNIÃO EXTRAORDINARIA COM DEFESA CIVIL E POLÍCIA MILITAR, PARA AVALIAÇÃO DAS CHUVAS NO MUNICÍPIO

PREFEITO  PARTICIPA DE REUNIÃO EXTRAORDINARIA COM DEFESA CIVIL E POLÍCIA MILITAR, PARA AVALIAÇÃO DAS CHUVAS NO MUNICÍPIO
O comandante do 70° Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel PM Danteskan, Coordenador da Defesa Civil em Araçuaí e região, realizou reunião com os representantes da Defesa Civil de Araçuaí, da REDEC (Regional de Defesa Civil, juntamente com o Prefeito Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar.

Na oportunidade, foram avaliados e diagnosticados os efeitos das chuvas na região e traçadas estratégias de operacionalização em apoio ao Poder Público Municipal na gestão de riscos e desastres, por ocasião das cheias dos rios, afluentes e barragens.

Foram debatidos também a estruturação do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa Civil - NUPDEC - tendo o 2° Sargento Edu Alves Rocha, se apresentado como novo Presidente do Comitê Municipal - COMPDEC. Foram mencionadas informações para finalização do plano de contingência municipal, que direcionará os trabalhos em caso de incidência e desastres.

Na oportunidade, o Comandante do 70°Batalhão da PM, visitou a ponte e a barragem do Calhauzinho, determinando levantamento fotográfico e medidas de avaliação e mitigação dos impactos da chuva.

Qual é o papel da Defesa Civil?

O objetivo da defesa civil é a redução dos desastres, que abrange os seguintes aspectos globais: – prevenção de desastres; – preparação para emergências e desastres; – resposta aos desastres; – reconstrução.