Notícias

Araçuaí e Itinga receberão complementação de royalties da Sigma, através do Instituto Lítio Verde, para investimentos sociais

Araçuaí e Itinga receberão complementação de royalties da Sigma, através do Instituto Lítio Verde, para investimentos sociais
 
Araçuaí e Itinga, municípios do Vale do Jequitinhonha, vão receber investimento superior a R$ 1 bilhão nos próximos 13 anos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 5 de julho,pela mineradora Sigma, durante o lançamento do Instituto Lítio Verde.

Os recursos virão da extração do lítio . Por lei, a Sigma deve pagar a CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), que corresponde a 2% dos royalties anuais da mineradora. A CFEM é recolhida pelo governo federal e distribuída entre estados e municípios onde ocorre a mineração.

A CEO da Sigma, Ana Cabral Gardner anunciou que no primeiro momento, a escola de Poço Dantas, distrito de Itinga, vai ser reformada e terá um programa de educação em tempo integral. Já o Hospital de Araçuaí vai se tornar parceiro do Instituto Lítio Verde, para receber suprimentos essenciais.
Presentes ao evento, os prefeitos de Araçuai, Tadeu Barbosa, e de Itinga, João Bosco Versiani, comemoraram a iniciativa.
O lançamento do Instituto Lítio Verde, reuniu autoridades civis e militares, totalizando pelo menos 500 pessoas- a maioria mulheres beneficiadas pelo Programa Dona de Mim- fomentado pela mineradora e Grupo Mulheres do Brasil que oferece microcrédito, no valor de R$ 2 mil, para mulheres de Itinga e Araçuai. O benefício visa incrementar a renda familiar de pequenas empreendedoras que não teriam acesso, de outra forma, a linhas de crédito do sistema financeiro regular.

Litio2

logo rodape

Endereço

Praça Rui Barbosa, 26, Centro
CEP: 39600-000
Araçuaí/MG.

Informações