Agricultores de Araçuaí terão acesso ao crédito fundiário.

Agricultores familiares que não possuem terra e os que são pequenos proprietários poderão ter acesso a crédito fundiário (PNCF), em Araçuai. Os detalhes do programa foram apresentados durante a última reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) realizada na manhã da última quarta-feira (26/07)no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçuai.
Na mesma reunião, o coordenador da Unidade Regional de Salinas da Emater, apresentou para os conselheiros os dados sobre o município, mostrando nossas potencialidades, contribuindo para incentivarmos o homem a ficar no campo e mostrando que é possível prosperar, mesmo no semiárido, como agricultor familiar ou empresário na agropecuária ou agroindústria.
O que é?
O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma política pública do Governo da União criada para que os agricultores familiares sem-terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais, por meio de recursos do Fundo de Terras.
PNCF

O PNCF oferece linhas de financiamento que variam por área de abrangência e de acordo com as necessidades dos beneficiários. É de responsabilidade do agricultor escolher a terra e negociar o preço, além de elaborar a proposta de financiamento. Todas essas ações devem ser acompanhadas pela prefeitura, sindicato dos trabalhadores, sindicato patronal ou pela Emater-MG. O crédito pode ser concedido de forma individual ou coletiva, sendo que, neste último caso, o pagamento é realizado por meio de contrato individual.

Quem pode participar?
Podem participar do programa, agricultores familiares e trabalhadores rurais sem-terra, na condição de diarista ou assalariado. Arrendatários, parceiros, meeiros, agregados, posseiros e proprietários de terra cuja dimensão é inferior ao módulo rural. O potencial beneficiário deve ter, no mínimo, cinco anos de experiência rural nos últimos 15 anos. O PNCF prevê, ainda, ações de incentivo aos jovens e projetos especiais para o convívio com o semiárido e com o meio ambiente.
As linhas de crédito do programa podem chegar a até R$ 174.289,00, e, para produtores com patrimônio de até R$ 40 mil, por exemplo, a taxa anual de juros não passa de 0,5%.