Abertura dos Jogos Escolares (JEMG) lota ginásio poliesportivo de AraçuaÍ

A cerimônia de abertura da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizada na noite desta terça-feira (13/06), lotou o ginásio Poliespoertivo de Araçuai, com direito à presença de autoridades, discursos, performances, show com DJ e tocha olímpica. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal e Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Araçuai. Participam desta etapa, equipes de 19 municípios, sob a juridisção da SRE, nas modalidades de futsal, vôlei, handbol, xadrez e basquete.
O público da arquibancada vibrou, mas ainda não foi com os esportes. Quem estava no meio da quadra eram os dançarinos da HMR Company de Araçuai, que após a apresentação das equipes, entraram de moto no local e realizaram uma performance em grande estilo.
Três alunos da Apae também foram muito aplaudidos com a apresentação, logo no inicio da cerimônia, mostrando que preconceito e racismo não cabem dentro do esporte.
A chegada dos jogos empolga os alunos. Pelo menos 1.200 estudantes das escolas estaduais participam dessa etapa microrregional do JEMG, que segue até 18 de junho. Os classificados de cada modalidade, participarão da etapa regional a ser realizada em Almenara, de 3 a 9 de julho.

O prefeito de Araçuaí, Tadeu Barbosa, falou sobre cidadania, respeito e integração. “O importante é competir com responsabilidade, vencer nossas dificuldades, nossas barreiras”, disse em incentivo aos atletas. A estudante, Luane Esteves, leu o discurso de abertura dos jogos, condenando o preconceito e o racismo que muitos atletas estão sendo vítimas em todo o mundo. Atletas, professores e árbitros fizeram o juramento, lido pela atleta Natália Alves Gonçaves, para uma competição amigável e justa.

Já s Superintendente Regional de Educação, Maristane Oliveira Carvalho,falou sobre as vantagens para a saúde de quem pratica esportes, “o principal aqui não é a competição em si, mas o esporte e todos os benefícios que ele traz.”
O objetivo dos Jogos Escolares é ensinar aos estudantes valores que fazem parte do esporte, como a cooperação, persistência e o respeito, além da integração entre as escolas da Rede Estadual