Secretaria de Meio Ambiente, recebe visita de Secretário - Adjunto do Meio Ambiente de Minas Gerais

O Secretário- Adjunto do Meio Ambiente de Minas Gerais, Leonardo Monteiro Rodrigues, e o Superintendente de Apoio à Regularização Ambiental do Estado, Fernando Balliani, desembarcaram em Araçuai nesta quinta-feira (25/05) para conhecerem os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araçuaí (SEMA) e também a Planta de produção do projeto de lítio da Sigma Lithium, Grota do Cirilo.
Acompanhado do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Marcos Vinícius Luiz, os visitantes trocaram experiências na área de educação ambiental e fiscalização de áreas protegidas bem como legislação ambiental vigente.
Logo pela manhã, a comitiva participou de mais uma etapa do projeto "Adote uma Árvore", com plantio de mudas nativas de ipê e jacarandá, em ruas do Bairro São Mateus. A iniciativa teve a participação de uma turma de estudantes do ensino médio e professores da Escola Estadual Industrial São José. A ação contou com a parceria da Sigma Lithium e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Obras)Educação e Saúde.
Durante reunião na sede da SEMA, os visitantes conheceram os projetos desenvolvidos pela pasta municipal do meio ambiente, tais como Gestão de Resíduos Sólidos, educação ambiental nas escolas, projeto Araflora, coleta seletiva, entre outros.
No entanto, uma das iniciativas que chamou a atenção dos representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente foi o projeto Vale Água, Vale Vida, desenvolvido em parceria com o CPCD, relacionado à uma estação de tramento de água (ETA) construída a baixo custo, para atender às populações de comunidades rurais afetadas pela seca.
Ao final, o vice-prefeito Kélvio Marcilio, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores com relação aos entraves e demora na aquisição de licenciamentos ambientais. Ficou acertado para breve, a possibilidade de um seminário em Araçuaí, com representantes do Governo de Minas para os devidos esclarecimentos aos interessados.

A3    A4