Projeto Ser Criança

Na manhã desta quinta-feira (21) foi realizado um passeio com as crianças do projeto Ser Criança até o distrito de Itira. O passeio teve como objetivo principal enriquecer o conhecimento das crianças em relação à cultura e história da cidade.
Representando o Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico da Prefeitura estava o encarregado de patrimônio Maurício Rodrigues.
Os dois ônibus para o transporte tiveram como ponto de partida o Colégio Nazareth e, no caminho até Itira, houve muita cantoria de músicas regionais.

A primeira parada, já em Itira, foi em uma fazenda para as crianças tomarem o café da manhã. Foi servido suco natural, bolo de cenoura, bolo de laranja, pão de queijo, biscoitos, bolachas e outras opções.

Após o café, o passeio seguiu até o Pontal para que as crianças pudessem ver o encontro dos rios Jequitinhonha e Araçuaí. Após contemplação do local, seguiram até a Igreja do Nosso Senhor da Boa Vida e lá ouviram de suas professoras as histórias sobre a fundação de Araçuaí.
Seu Osvaldo, morador de Itira, falou sobre a criação da igreja e sobre algumas curiosidades que lá aconteceram. Ainda na Igreja, foram cantadas em coro mais músicas regionais.
Antes de retornarem à fazenda para o almoço, foi feita uma ciranda com cantorias em volta da cruz que fica na parte de fora da igreja.
Para finalizar o passeio, as crianças foram levadas novamente à fazenda. Lá almoçaram e puderam brincar de peteca, queimada, balanço e pular corda, além de poderem apreciar a linda paisagem do sítio, com vista para o rio Araçuaí.
No retorno para o colégio Nazareth, mais cantoria.
O passeio foi concluído no início da tarde.