Prefeitura e Polícia Militar vão reforçar segurança na Rodoviária do Município

Em prosseguimento aos ajustes relacionados à segurança do Terminal Rodoviário de Araçuai, a prefeitura promoveu a segunda reunião para tratar do assunto, nesta quinta-feira (01/06), na sede da prefeitura.
Com a presença de representantes da Polícia Militar, Consep ( Conselho Comunitário de Segurança Pública), funcionários dos guichês de venda de passagens, Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Obras) Desenvolvimento Social, Conselho Tutelar, Gabinete e Assessoria de Comunicação, foram discutidas as orientações e medidas que serão tomadas para melhorar a segurança dos usuários do Terminal.
Uma das medidas propostas e que deve ser viabilizada de imediato, é a contratação de um segurança para o local, bem como equipar o terminal com câmeras de monitoramento, cartazes com orientações de segurança para os usuários e ajustes no manual de regras ( regimento) do Terminal.
A Polícia Militar descartou ocupar uma sala no local, por 24 horas, por falta de pessoal, mas garantiu a presença de militares nos horários de embarque e desembarque a partir desta sexta-feira (02/06).
Outra sugestão discutida foi comunicar ao DER e a ANTT ( Agência Nacional de Transportes Terrestres) para que ambas as autarquias, destaquem fiscais para normatizar e auxiliar na organização doo embarque e desembarque de passageiros do Terminal.
Foi debatido ainda, a presença de crianças menores de 14 anos, que circulam no Terminal, vendendo mercadorias ( doces, salgados,sorvetes). Nestes casos o Conselho Tutelar deverá ser acionado para acompanhar os casos.
A presença constante de indígenas da etnia Maxacali, que provocam transtornos no local, já que acabam acampando dentro do terminal, também foi discutida.
As medidas a serem tomadas, foram motivadas por reclamações em torno da ação de vândalos, que já chegaram a danificar guichês, bem como a presença de dependentes quimicos, e pessoas que costumam permanecer no local, provocando perturbação de sossego dos usuários.