Prefeito Tadeu Barbosa se reúne com empresas do setor de Mineração para discutir a capacitação de mão de obra local

O Prefeito Tadeu Barbosa esteve reunido no dia 31 de maio com empresas do setor da Mineração para discutir a capacitação de mão de obra local para atendimento à crescente demanda por serviços no setor.
Representantes das empresas Foraco, MGLitio, Atlas Litio, Araseg e do Grupo HDM, trouxeram suas demandas e suas necessidades.
A agenda contou também com representantes da FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e da ACIA – Associação Comercial e Industrial de Araçuaí e da Prefeitura Municipal.
Segundo informações dos representantes das empresas mineradoras, existe uma crescente procura por mão de obra qualificada e entre as principais demandas estão as funções de Eletricista, Soldador Tig/ER, Mecânico de Manutenção, Encanador Industrial, Caldeireiro Industrial, Técnico de Segurança do Trabalho, Operador de Máquinas Pesadas, Motorista Cat D, entre outros.
O Sistema FIEMG possui vasta experiência na formação e qualificação de profissionais através do SENAI e se prontificou a firmar parceria com a Gestão Municipal e com as empresas no sentido de formar e qualificar profissionais visando a colocação no mercado de trabalho local.
Ficou acertado que as empresas encaminharão suas demandas ao Sistema Fiemg e tão logo seja firmada a parceria, serão disponibilizados os cursos em Araçuai.
Já está sendo discutido entre a FIEMG e a Gestão Municipal, a criação de uma escola profissionalizante no modelo integrado Senai/Sesi, o que pode ocorrer até 2024.