Blitz educativa leva conscientização sobre o combate à exploração sexual infantojuvenil em Araçuaí.

Para alertar a sociedade sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, a prefeitura de Araçuai, CREAS,CRAS, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizaram nesta quinta-feira (18/05), com apoio da Polícia Militar, uma blitz educativa, com distribuição de panfletos e exibição de faixas, na região do Alto do Mercado, onde se concentra grande número de casas comerciais da cidade.
A blitz foi realizada em um dos semáforos da região, com a entrega de material educativo.
"Mobilizamos a Rede para abordagem e distribuição de informes, orientação sobre acolhimento de casos e canais de denúncia. O objetivo é destacar a data 18 de maio e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, pontuou Efraim Rocha, advogado do CREAS/Araçuai ( Centro de Referência de Assistência Social )
Tendo como slogan "Faça Bonito- Proteja nossas crianças e adolescentes", a campanha que acontece em nível nacional tem como símbolo uma flor, que simboliza a fragilidade da primeira infância.

Por que 18 de maio?

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de Vitória (ES), foi sequestrada, drogada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Com a repercussão do caso, e forte mobilização do Movimento em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.
Canais de denúncia
Disque 100: Disque direitos humanos. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.
Disque denúncia:181
Conselho Tutelar 33-3731-4277 ou 33-99175-0179 ( plantão )
CREAS: 33-3731-1768
Polícia Militar-190