Obras da Cidade Digital

03/04/2018 Infraestrutura

Um programa que visa a modernização e desenvolvimento das cidades brasileiras através do uso aprimorado das tecnologias de informação e comunicação. Esse projeto cria uma rede de dados, através de uma conexão de fibra óptica, de todos os departamentos da administração municipal, possibilitando agilidade na troca de informações e serviços entre esses departamentos.

 
Esse programa remete à um projeto iniciado em 2013 quando alguns municípios ainda implantavam o projeto piloto onde o principal objetivo seria permitir a conexão à internet. Com a evolução do programa hoje temos a instalação de uma infraestrutura de telecomunicações completa, permitindo que o município se prepare para o uso e desenvolvimento de serviços de tecnologia da informação para beneficio de todos.
 
Desde o dia 27 de agosto de 2017 a primeira fase de execução do programa está em andamento em Araçuaí, com a perfuração e passagem dos dutos que conduzirão a fibra óptica para formar o anel de conexão.
 
A principal utilidade dessa infraestrutura é permitir que a administração ganhe tempo e economize recursos na manutenção dos serviços existentes, e no desenvolvimento de novos serviços para a população. Alguns exemplos incluem permitir economia com serviços telefônicos, maior integração e agilidade na troca de informações entre os departamentos, melhor uso dos recursos on-line, através do compartilhamento da rede, redução nos custos de conexão à internet. Isso tudo irá refletir diretamente nos serviços prestados à população. Também haverá infraestrutura para permitir a conexão à internet para a população em três praças, a da Matriz, das Rosas e Praça do Fórum, com previsão para ampliação a outras praças.  
 
As perfurações para a montagem da rede de fibra da Cidade Digital passaram de 95% concluídas, tendo agora a necessidade de conectar os locais que não puderam ser perfurados com equipamento não destrutivo, no caso a perfuratriz que estava trabalhando anteriormente. Alguns locais devido ao solo composto por muitas pedras ou muitas barreiras precisam dessa escavação destrutiva. 
 
Essa escavação está sendo realizada pela mesma empresa que realizou o restante da obra, e portanto, está também realizando a recomposição dos locais onde houver intervenção.
Essas perfurações são necessárias, assim como a ligação de todo o traçado da rede, para que a mesma possa ser ligada e conectar os pontos necessários.
A abertura, passagem dos conduítes, e fechamento das valas é feita no mesmo dia. A recomposição pode demorar alguns dias ainda devido à disposição de mão de obra e material para recomposição, mas será realizada antes da conclusão da montagem da rede.
 
As seguintes ruas terão a circulação alterada, prejudicada ou interrompida devido à necessidade de abertura de valas para passagem dos conduítes:
 
Centro
Rua José Antônio Araújo e esquina com rua Mantiqueira (Castelinho)
Esquina da José Antônio Araújo com São Geraldo (Anterior Pereira ?) e trecho da São Geraldo (Extensão até a Câmara)
Trecho da Rua Frei Rogado próximo à José Antônio Araújo
Esquina da Avenida Amazonas na região da Policlínica
 
Canoeiro
Rua Juiz de Paz Pedro Carvalho após o quartel da PM até esquina das futuras instalações do CAPS-2
 
Pipoca
Rua Dom Serafim (Próximo ao PSF) (executado dia 17/01)
Rua Dom Serafim e esquina com Santa Barbara
Rua Santa Barbara (executado 18/01)
Cruzamento da Rua Santa Barbara e Clemente Santana (executando no dia 19/01)
Esquina da Rua Dom Serafim com Santa Mônica
Trecho da Rua Santa Clara com Santa Luzia (Próximo ao Aeroporto)
 
Esplanada
Avenida Antônio Tanure (Ao lado da AMEJE)
Rua Marechal Deodoro, próximo à Floriano Peixoto
Esquina Floriano Peixoto e Marechal Deodoro (fechamento da rua)

Voltar

Obras da Cidade Digital
Obras da Cidade Digital
Obras da Cidade Digital
Obras da Cidade Digital
Obras da Cidade Digital
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.